Servidores da Saúde participaram de uma capacitação nesta sexta-feira (22), da campanha “Agosto Lilás”, que reforça a conscientização sobre o fim da violência contra a mulher. Em Campo Mourão o trabalho é coordenado pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com várias instituições.
A formação foi realizada no auditório do Centro Universitário Integrado. Nos próximos dias 28 e 29 o tema será abordado na empresa Jurema Águas Quentes e dia 30 na Igreja IPC. Além de rodas de conversa com as mulheres que frequentam os clubes de mães, o assunto é tratado também durante o mês de agosto nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), algumas Unidades Básicas de Saúde e escolas da rede estadual.
O intuito é ampliar a divulgação sobre canais de denúncias e onde buscar ajuda. “Toda agressão é grave e inaceitável, seja física ou psicológica. Denunciar é um ato de coragem que pode salvar vidas e romper ciclos de violência”, ressalta a diretora da Mulher e Proteção Social Básica, Josy Viúdes. Em Campo Mourão, somente no primeiro semestre de 2025 o CRAM registrou mais de 300 atendimentos. Mas o órgão acompanha 118 mulheres vítimas de violência desde o ano passado.
A campanha “Agosto Lilás” é realizada para lembrar a Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, que ampliou as punições para os crimes contra a mulher. A lei considera o crime de violência doméstica e familiar contra a mulher como sendo “qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial”.
CANAIS DE DENÚNCIA
CRAM: 3518-4424 (whatsapp e fixo), de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
Delegacia da Mulher: (44) 3523-4250
Patrulha Maria da Penha: 190 e 180
Deixe um comentário